Logo - Fricon

Dúvidas Frequentes

Confira as principais perguntas e respostas para sanar suas dúvidas sobre a Fricon

FAQ

Assistência Técnica

Equipamento não funciona / não liga?

Ícone - Abrir Ícone - Fechar
Falta energia (verifique ligando uma lâmpada).
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

Não abra a(s) tampa(s). Será necessário o desabastecimento do equipamento evitando a perda de produtos.

Tensão muito alta ou muito baixa (verifique oscilação das lâmpadas da residência).
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

Instale um regulador automático de tensão com potência não inferior à recomendada (ligação na rede elétrica).

Fusível queimado ou chave disjuntora do quadro de entrada de energia desarmada.
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

Arme-o ou substitua-o.

Tomada danificada (verifique ligando outro aparelho).
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

Substitua/Conserte a tomada.

Termostato na posição desliga.
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

Ajuste na posição conveniente.

Equipamento não refrigera / conserva

Ícone - Abrir Ícone - Fechar
Excesso ou má distribuição dos produtos podem prejudicar o funcionamento adequado do seu equipamento.
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

Redistribua todos os produtos novamente conforme instruído no manual e respeite o limite de carga sinalizado em seu equipamento FRICON.

Portas abertas por longos períodos.
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

Evitar deixar o equipamento com a porta aberta durante muito tempo sem necessidade.

Equipamento instalado incorretamente.
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

Observe o item “instalação” no manual instrução para informações adicionais.

O Equipamento pode não estar com a regulagem dê a temperatura adequada para o seu produto.
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

Observe o item “regulagem de temperatura” no manual.

Equipamento está com Ruídos/ vibrando demasiadamente

Ícone - Abrir Ícone - Fechar
O equipamento pode estar desnivelado em relação ao piso.
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

Procure nivelar o equipamento em relação ao piso ou mude de local de instalação. Se necessário utilize um Nível de bolha, a laser, etc.

Equipamento pode estar com a parte traseira encostado na parede.
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

Desencostar da parede deixando 10 cm, de distância da parede ao fundo e nas laterais.

Produto congelando

Ícone - Abrir Ícone - Fechar
O equipamento pode estar com a regulagem de temperatura inadequada.
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

Consultar o item “regulagem de temperatura” e realizar o ajuste em seu Controlador ou termostato.

Equipamento apresentando água no chão

Ícone - Abrir Ícone - Fechar
Verifique se a tampa do dreno está fixada corretamente.
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

A mangueira do dreno pode estar mal posicionada no recipiente.

Demasiada quantidade de água se formando na parte externa das portas de vidro

Ícone - Abrir Ícone - Fechar
Equipamento instalado em local com excesso de umidade.
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

Veja o ponto “instalação” no manual, e caso necessite, mude o equipamento de local.

Comercial

Quais os países para onde exportam?

Ícone - Abrir Ícone - Fechar
A FRICON está presente em mais de 115 ...
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

A FRICON está presente em mais de 115 em todo o mundo, nos 5 continentes.

A Fricon venda para pessoa física?

Ícone - Abrir Ícone - Fechar
Não. A Fricon possuí diversas revendas espalhadas por todo o país.
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

Consulte o menu “ONDE COMPRAR” de nosso site e localize a revenda mais próxima a você.

A Fricon tem Assistência técnica em todo o Brasil

Ícone - Abrir Ícone - Fechar
Sim. Possuímos uma ampla rede de postos autorizados em todo o território nacional e em toda América do Sul.
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

Entre em contato com nosso 0800 970 90 66, e consulte a assistência técnica mais próxima de você.

Qual a garantia dos produtos Fricon?

Ícone - Abrir Ícone - Fechar
A FRICON é a única empresa do mercado de refrigeração que possui 2 anos de garantia para todos os segmentos. *
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

* Válido para as linhas ACFM, VCFM, VCFC, HCED, VCED, VCEB, HFSL, VCV 4B, VCFB, HCEB, HFEB E ICED adquiridos no período de 02/01/2022 a 31/12/2023.

Onde posso comprar peças de reposição dos equipamentos Fricon?

Ícone - Abrir Ícone - Fechar
A Fricon possui revendas de peças em todas as regiões brasileiras.
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

Consulte o menu “ONDE COMPRAR” de nosso site e localize a revenda mais próxima

É possível instalar LED nos modelos da linha HCEB depois que saiu da fábrica?

Ícone - Abrir Ícone - Fechar
Não.
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

Este opcional, não é possível incluir após a produção do equipamento sem LED.

Quantas garrafas pets de 2 litros cabem nos modelos da linha HCED (216,311,411 e 503 litros)?

Ícone - Abrir Ícone - Fechar
HCED216 – 32 Garrafas
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

HCED311 – 48 Garrafas
HCED411 – 64 Garrafas
HCED503 – 80 Garrafas

Quantos potes de sorvete (2L) cabem no modelo VCFB297 V?

Ícone - Abrir Ícone - Fechar

54 Potes de 2 litros.

Posso comprar direto da fábrica?

Ícone - Abrir Ícone - Fechar
A venda se dá pelos representantes que temos em todo o Brasil.
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

Você pode consultar o representante mais próximo no site https://www.fricon.com.br/trade_representatives ou entrar em contato com a nossa equipe comercial através do 81-2121-5000, e nós te indicaremos o canal de vendas para você.

Qual a forma de pagamento?

Ícone - Abrir Ícone - Fechar
Temos várias opções.
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

Porém só informado ao cliente pela nossa equipe de vendas.

Qual o prazo de entrega?

Ícone - Abrir Ícone - Fechar
O Prazo de entrega, dependerá do modelo, voltagem e quantidade.
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

Por isso consulte seu representante comercial antes de fechar o pedido.

Quando o produto chega com avaria o que devo fazer?

Ícone - Abrir Ícone - Fechar
No ato da entrega é necessário notificar o ocorrido na nota fiscal e ...
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

entrar em contato imediatamente com o seu representante ou revenda.

O que é necessário para ser uma revenda autorizada?

Ícone - Abrir Ícone - Fechar
Ter um CNPJ com sua atividade econômica principal (CNAE) que se enquadre nas regras de atendimento FRICON e ...
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

comprar o pedido mínimo exigido.

Como funciona a Garantia?

Ícone - Abrir Ícone - Fechar
Se o produto apresentar algum defeito funcional, deverá ser aberto um chamado através do número 0800 970 9966 ...
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

com os seguintes dados em mãos: nº de série, nº da nota fiscal, local onde está o equipamento, contato, informar qual o defeito.

Departamento Técnico

Quais os gases refrigerantes são utilizados nos equipamentos FRICON?

Ícone - Abrir Ícone - Fechar
Os gases refrigerantes utilizados nos equipamentos FRICON ...
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

Os gases refrigerantes utilizados nos equipamentos FRICON variam em função do referido equipamento, podendo ser, R134a, R290 ou R404, caso queira consultar qual o do seu equipamento, favor verificar na etiqueta de identificação que poderá estar na parte traseira ou interna do equipamento.

Como é feito o Degelo dos equipamentos FRICON?

Ícone - Abrir Ícone - Fechar
Os equipamentos FRICON possuem 2 tipos de degelo, Natural ou Automático ...
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

Natural: ocorre com intervenção humana, pois será necessário desligar o equipamento e fazer o degelo e a limpeza manualmente;

Automático: ocorre sem a intervenção humana. Essa pode ser por simples parada do compressor por tempo determinado, por resistência elétrica ou por gás quente.

ATENÇÃO: para saber como fazer o degelo do seu equipamento, consulte o manual de instruções.

Qual os tipos de refrigeração possuem os equipamentos FRICON?

Ícone - Abrir Ícone - Fechar
Refrigeração estática.
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

Nesse sistema, o frio acontece a partir da gradual troca de calor entre o frio gerado nas paredes internas do equipamento e os produtos acondicionados no seu interior. Para o resfriamento de cada item, é necessário que haja contato direto deles com as paredes, sendo o tipo de refrigeração mais utilizado nos expositores de sorvetes horizontais, por exemplo. Ideal para conservar produtos congelados, como polpa de frutas, por exemplo. Contudo, como o frio é realizado por meio do contato, não é recomendado para conservação de alimentos como frutas e vegetais frescos, pois o contato direto com o frio prejudica a qualidade e deixa sua aparência com um aspecto queimado.

Refrigeração por ar forçado.
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

Além do poder de frio maior, a refrigeração dos produtos é feita de maneira mais uniforme por todo o interior do equipamento, não sendo necessário o contato direto dos produtos com as paredes do equipamento. Isso, graças a um micro ventilador que sopra o ar junto às bobinas do condensador, fazendo o frio circular dentro do equipamento. Nas cervejeiras, por exemplo, a refrigeração é por ar forçado com fluxo de ar contínuo e uniforme de trás para frente, gelando mais rápido as cervejas da frente e garantindo o tão desejado “véu de noiva” na hora de servir aos clientes.

Qual a diferença entre congelador e refrigerador?

Ícone - Abrir Ícone - Fechar
Os equipamentos de congelamento foram desenvolvidos para receber produtos à temperatura ambiente e congelá-los rapidamente.
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

Os congeladores são equipamentos domésticos ou de porte industrial, que servem para armazenamento de carnes, peixe, e entre outros alimentos que estão no seu estado normal e precisam ser congelados. Muito utilizado por indústrias de sorvetes, frigoríficos e entre outros os tuneis de congelamento e ultra congeladores, se utilizam de uma grandiosa estrutura para congelar em larga escala.

Já os equipamentos de refrigeração produzidos pela FRICON foram idealizados para receber conservar alimentos ou bebidas.

Para determinar o equipamento melhor se adequa a sua necessidade, temos uma variedade de equipamentos que se adequa a sua necessidade, são eles:

Equipamentos:

- Baixa temperatura -23°C a 18°C

- Média temperatura +7°C a +1°C

- Cervejeiras +2°C a -6°

A FRICON foi pioneira no uso da tecnologia inverter e inverter bivolt para equipamentos de refrigeração comercial no mercado nacional.

Ícone - Abrir Ícone - Fechar
A FRICON foi pioneira no uso da tecnologia inverter e inverter bivolt para equipamentos de refrigeração comercial no mercado nacional.
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

A FRICON foi pioneira no uso da tecnologia inverter e inverter bivolt para equipamentos de refrigeração comercial no mercado nacional. Os equipamentos inverter FRICON proporcionam uma redução no consumo de energia, melhor desempenho de funcionamento e uma maior vida útil ao equipamento, porém este funciona em uma única voltagem (110V ou 220V).

No caso da Tecnologia Inverter Bivolt, da FRICON, além de proporcionarem redução no consumo de energia, melhor desempenho de funcionamento, maior vida útil ao equipamento, estes ainda trazem, menor ruído, temperatura mais estável, e uma ampla faixa de tensão que vai de 70V até 280V, sendo extremamente importante para regiões com instabilidade de energia. Em outras palavras, comprando o equipamento inverter bivolt você poderá ficar despreocupado, pois terá o equipamento mais tecnológico do mercado de refrigeração comercial.

Os equipamentos Inverter Bivolt gelam mais que os convencionais?

Ícone - Abrir Ícone - Fechar
Não; os equipamentos Inverter Bivolt não possuem poder de frio maior do que os refrigeradores convencionais.
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

Não; os equipamentos Inverter Bivolt não possuem poder de frio maior do que os refrigeradores convencionais. Contudo, são mais eficientes por conseguirem atingir a temperatura desejada rapidamente com menor consumo de energia. Além disso, possui uma maior estabilidade de temperatura.

Pós-venda

Como devo contatar a Fricon para esclarecer uma dúvida?

Ícone - Abrir Ícone - Fechar
Nosso atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 08:00hs às 18:00hs, e aos sábados, das 08:00hs às 15:00hs.
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

Veja abaixo todos os nossos canais de atendimento:

DDG – 0800 970 90 66
Fone – (81) 2121 5008
WhatsApp – (81) 99269 297

Fricon tem Assistência técnica em todo o Brasil?

Ícone - Abrir Ícone - Fechar
Sim. Possuímos uma ampla rede de postos autorizados em todo o território nacional e em toda América do Sul.
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

Sim. Possuímos uma ampla rede de postos autorizados em todo o território nacional e em toda América do Sul. Entre em contato com nosso 0800 970 90 66, e consulte a assistência técnica mais próximo de você.

Quais os prazos de garantia dos produtos Fricon?

Ícone - Abrir Ícone - Fechar
A FRICON é a única empresa do mercado de refrigeração que possui 2 anos de garantia para todos os segmentos.
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

A FRICON é a única empresa do mercado de refrigeração que possui 2 anos de garantia para todos os segmentos.

* Válido para as linhas ACFM, VCFM, VCFC, HCED, VCED, VCEB, HFSL, VCV 4B, VCFB, HCEB, HFEB E ICED adquiridos no período de 02/01/2022 a 31/12/2022.

Onde posso comprar peças de reposição dos equipamentos Fricon?

Ícone - Abrir Ícone - Fechar
A Fricon possui revendas de peças em todas as regiões brasileiras.
Ícone - Abrir Ícone - Fechar

A Fricon possui revendas de peças em todas as regiões brasileiras. Consulte o menu “ONDE COMPRAR” de nosso site e localize a revenda mais próxima.

Não encontrou o que estava procurando?

Clique no botão para falar diretamente conosco