Dúvidas Frequentes
Confira as principais perguntas e respostas para sanar suas dúvidas sobre a Fricon

FAQ
Assistência Técnica
Equipamento não funciona / não liga?
Falta energia (verifique ligando uma lâmpada).
Não abra a(s) tampa(s). Será necessário o desabastecimento do equipamento evitando a perda de produtos.
Tensão muito alta ou muito baixa (verifique oscilação das lâmpadas da residência).
Instale um regulador automático de tensão com potência não inferior à recomendada (ligação na rede elétrica).
Fusível queimado ou chave disjuntora do quadro de entrada de energia desarmada.
Arme-o ou substitua-o.
Tomada danificada (verifique ligando outro aparelho).
Substitua/Conserte a tomada.
Termostato na posição desliga.
Ajuste na posição conveniente.
Equipamento não refrigera / conserva
Excesso ou má distribuição dos produtos podem prejudicar o funcionamento adequado do seu equipamento.
Redistribua todos os produtos novamente conforme instruído no manual e respeite o limite de carga sinalizado em seu equipamento FRICON.
Portas abertas por longos períodos.
Evitar deixar o equipamento com a porta aberta durante muito tempo sem necessidade.
Equipamento instalado incorretamente.
Observe o item “instalação” no manual instrução para informações adicionais.
O Equipamento pode não estar com a regulagem dê a temperatura adequada para o seu produto.
Observe o item “regulagem de temperatura” no manual.
Equipamento está com Ruídos/ vibrando demasiadamente
O equipamento pode estar desnivelado em relação ao piso.
Procure nivelar o equipamento em relação ao piso ou mude de local de instalação. Se necessário utilize um Nível de bolha, a laser, etc.
Equipamento pode estar com a parte traseira encostado na parede.
Desencostar da parede deixando 10 cm, de distância da parede ao fundo e nas laterais.
Produto congelando
O equipamento pode estar com a regulagem de temperatura inadequada.
Consultar o item “regulagem de temperatura” e realizar o ajuste em seu Controlador ou termostato.
Equipamento apresentando água no chão
Verifique se a tampa do dreno está fixada corretamente.
A mangueira do dreno pode estar mal posicionada no recipiente.
Demasiada quantidade de água se formando na parte externa das portas de vidro
Equipamento instalado em local com excesso de umidade.
Veja o ponto “instalação” no manual, e caso necessite, mude o equipamento de local.
Comercial
Quais os países para onde exportam?
A FRICON está presente em mais de 115 ...
A FRICON está presente em mais de 115 em todo o mundo, nos 5 continentes.
A Fricon venda para pessoa física?
Não. A Fricon possuí diversas revendas espalhadas por todo o país.
Consulte o menu “ONDE COMPRAR” de nosso site e localize a revenda mais próxima a você.
A Fricon tem Assistência técnica em todo o Brasil
Sim. Possuímos uma ampla rede de postos autorizados em todo o território nacional e em toda América do Sul.
Entre em contato com nosso 0800 970 90 66, e consulte a assistência técnica mais próxima de você.
Qual a garantia dos produtos Fricon?
A FRICON é a única empresa do mercado de refrigeração que possui 2 anos de garantia para todos os segmentos. *
* Válido para as linhas ACFM, VCFM, VCFC, HCED, VCED, VCEB, HFSL, VCV 4B, VCFB, HCEB, HFEB E ICED adquiridos no período de 02/01/2022 a 31/12/2023.
Onde posso comprar peças de reposição dos equipamentos Fricon?
A Fricon possui revendas de peças em todas as regiões brasileiras.
Consulte o menu “ONDE COMPRAR” de nosso site e localize a revenda mais próxima
É possível instalar LED nos modelos da linha HCEB depois que saiu da fábrica?
Não.
Este opcional, não é possível incluir após a produção do equipamento sem LED.
Quantas garrafas pets de 2 litros cabem nos modelos da linha HCED (216,311,411 e 503 litros)?
HCED216 – 32 Garrafas
HCED311 – 48 Garrafas
HCED411 – 64 Garrafas
HCED503 – 80 Garrafas
Quantos potes de sorvete (2L) cabem no modelo VCFB297 V?
54 Potes de 2 litros.
Posso comprar direto da fábrica?
A venda se dá pelos representantes que temos em todo o Brasil.
Você pode consultar o representante mais próximo no site https://www.fricon.com.br/trade_representatives ou entrar em contato com a nossa equipe comercial através do 81-2121-5000, e nós te indicaremos o canal de vendas para você.
Qual a forma de pagamento?
Temos várias opções.
Porém só informado ao cliente pela nossa equipe de vendas.
Qual o prazo de entrega?
O Prazo de entrega, dependerá do modelo, voltagem e quantidade.
Por isso consulte seu representante comercial antes de fechar o pedido.
Quando o produto chega com avaria o que devo fazer?
No ato da entrega é necessário notificar o ocorrido na nota fiscal e ...
entrar em contato imediatamente com o seu representante ou revenda.
O que é necessário para ser uma revenda autorizada?
Ter um CNPJ com sua atividade econômica principal (CNAE) que se enquadre nas regras de atendimento FRICON e ...
comprar o pedido mínimo exigido.
Como funciona a Garantia?
Se o produto apresentar algum defeito funcional, deverá ser aberto um chamado através do número 0800 970 9966 ...
com os seguintes dados em mãos: nº de série, nº da nota fiscal, local onde está o equipamento, contato, informar qual o defeito.
Departamento Técnico
Quais os gases refrigerantes são utilizados nos equipamentos FRICON?
Os gases refrigerantes utilizados nos equipamentos FRICON ...
Os gases refrigerantes utilizados nos equipamentos FRICON variam em função do referido equipamento, podendo ser, R134a, R290 ou R404, caso queira consultar qual o do seu equipamento, favor verificar na etiqueta de identificação que poderá estar na parte traseira ou interna do equipamento.
Como é feito o Degelo dos equipamentos FRICON?
Os equipamentos FRICON possuem 2 tipos de degelo, Natural ou Automático ...
Natural: ocorre com intervenção humana, pois será necessário desligar o equipamento e fazer o degelo e a limpeza manualmente;
Automático: ocorre sem a intervenção humana. Essa pode ser por simples parada do compressor por tempo determinado, por resistência elétrica ou por gás quente.
ATENÇÃO: para saber como fazer o degelo do seu equipamento, consulte o manual de instruções.
Qual os tipos de refrigeração possuem os equipamentos FRICON?
Refrigeração estática.
Nesse sistema, o frio acontece a partir da gradual troca de calor entre o frio gerado nas paredes internas do equipamento e os produtos acondicionados no seu interior. Para o resfriamento de cada item, é necessário que haja contato direto deles com as paredes, sendo o tipo de refrigeração mais utilizado nos expositores de sorvetes horizontais, por exemplo. Ideal para conservar produtos congelados, como polpa de frutas, por exemplo. Contudo, como o frio é realizado por meio do contato, não é recomendado para conservação de alimentos como frutas e vegetais frescos, pois o contato direto com o frio prejudica a qualidade e deixa sua aparência com um aspecto queimado.
Refrigeração por ar forçado.
Além do poder de frio maior, a refrigeração dos produtos é feita de maneira mais uniforme por todo o interior do equipamento, não sendo necessário o contato direto dos produtos com as paredes do equipamento. Isso, graças a um micro ventilador que sopra o ar junto às bobinas do condensador, fazendo o frio circular dentro do equipamento. Nas cervejeiras, por exemplo, a refrigeração é por ar forçado com fluxo de ar contínuo e uniforme de trás para frente, gelando mais rápido as cervejas da frente e garantindo o tão desejado “véu de noiva” na hora de servir aos clientes.
Qual a diferença entre congelador e refrigerador?
Os equipamentos de congelamento foram desenvolvidos para receber produtos à temperatura ambiente e congelá-los rapidamente.
Os congeladores são equipamentos domésticos ou de porte industrial, que servem para armazenamento de carnes, peixe, e entre outros alimentos que estão no seu estado normal e precisam ser congelados. Muito utilizado por indústrias de sorvetes, frigoríficos e entre outros os tuneis de congelamento e ultra congeladores, se utilizam de uma grandiosa estrutura para congelar em larga escala.
Já os equipamentos de refrigeração produzidos pela FRICON foram idealizados para receber conservar alimentos ou bebidas.
Para determinar o equipamento melhor se adequa a sua necessidade, temos uma variedade de equipamentos que se adequa a sua necessidade, são eles:
Equipamentos:
- Baixa temperatura -23°C a 18°C
- Média temperatura +7°C a +1°C
- Cervejeiras +2°C a -6°
A FRICON foi pioneira no uso da tecnologia inverter e inverter bivolt para equipamentos de refrigeração comercial no mercado nacional.
A FRICON foi pioneira no uso da tecnologia inverter e inverter bivolt para equipamentos de refrigeração comercial no mercado nacional.
A FRICON foi pioneira no uso da tecnologia inverter e inverter bivolt para equipamentos de refrigeração comercial no mercado nacional. Os equipamentos inverter FRICON proporcionam uma redução no consumo de energia, melhor desempenho de funcionamento e uma maior vida útil ao equipamento, porém este funciona em uma única voltagem (110V ou 220V).
No caso da Tecnologia Inverter Bivolt, da FRICON, além de proporcionarem redução no consumo de energia, melhor desempenho de funcionamento, maior vida útil ao equipamento, estes ainda trazem, menor ruído, temperatura mais estável, e uma ampla faixa de tensão que vai de 70V até 280V, sendo extremamente importante para regiões com instabilidade de energia. Em outras palavras, comprando o equipamento inverter bivolt você poderá ficar despreocupado, pois terá o equipamento mais tecnológico do mercado de refrigeração comercial.
Os equipamentos Inverter Bivolt gelam mais que os convencionais?
Não; os equipamentos Inverter Bivolt não possuem poder de frio maior do que os refrigeradores convencionais.
Não; os equipamentos Inverter Bivolt não possuem poder de frio maior do que os refrigeradores convencionais. Contudo, são mais eficientes por conseguirem atingir a temperatura desejada rapidamente com menor consumo de energia. Além disso, possui uma maior estabilidade de temperatura.
Pós-venda
Como devo contatar a Fricon para esclarecer uma dúvida?
Nosso atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 08:00hs às 18:00hs, e aos sábados, das 08:00hs às 15:00hs.
Veja abaixo todos os nossos canais de atendimento:
DDG – 0800 970 90 66
Fone – (81) 2121 5008
WhatsApp – (81) 99269 297
Fricon tem Assistência técnica em todo o Brasil?
Sim. Possuímos uma ampla rede de postos autorizados em todo o território nacional e em toda América do Sul.
Sim. Possuímos uma ampla rede de postos autorizados em todo o território nacional e em toda América do Sul. Entre em contato com nosso 0800 970 90 66, e consulte a assistência técnica mais próximo de você.
Quais os prazos de garantia dos produtos Fricon?
A FRICON é a única empresa do mercado de refrigeração que possui 2 anos de garantia para todos os segmentos.
A FRICON é a única empresa do mercado de refrigeração que possui 2 anos de garantia para todos os segmentos.
* Válido para as linhas ACFM, VCFM, VCFC, HCED, VCED, VCEB, HFSL, VCV 4B, VCFB, HCEB, HFEB E ICED adquiridos no período de 02/01/2022 a 31/12/2022.
Onde posso comprar peças de reposição dos equipamentos Fricon?
A Fricon possui revendas de peças em todas as regiões brasileiras.
A Fricon possui revendas de peças em todas as regiões brasileiras. Consulte o menu “ONDE COMPRAR” de nosso site e localize a revenda mais próxima.
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