Notícias

QUAL A IMPORTÂNCIA DE TER UM EQUIPAMENTO DE REFRIGERAÇÃO COMERCIAL NO SEU NEGÓCIO?

Você é do tipo que, apesar de já ter ouvido falar, não entende exatamente o que é refrigeração comercial? Nesse post vamos explicar o que é, seus principais benefícios e sua importância.
 
A refrigeração comercial, a cada ano que passa, vem ganhando cada vez mais visibilidade no mercado. Um exemplo são as diversas feiras internacionais e nacionais do segmento, que estão reunindo diversos expositores e visitantes, com o objetivo de propor soluções inéditas para o segmento food service.
Tudo isso se deve à necessidade de consumo de toda uma sociedade pragmática e seus novos hábitos. Quem não vive na correria do dia-a-dia entre casa e jornada de trabalho, precisando ser sempre prático? A busca por alimentos pré-preparados bem como congelados é uma “mão na roda” para quem tem uma rotina diária agitada.
Para os empresários do ramo alimentício e de bebidas, esse cenário de crescimento é uma ótima oportunidade. E para a abertura de estabelecimentos comerciais, tais como bares, padarias e supermercados, são necessários equipamentos de refrigeração comercial que sejam adequados as necessidades de armazenamento e exposição de diversos produtos que precisam de refrigeração.
Pensando nisso, nesse artigo explicaremos o que de fato é a refrigeração comercial, sua importância, suas principais vantagens e como escolher o melhor equipamento, de acordo com o segmento do seu estabelecimento. Confira!
Mas afinal, o que é refrigeração comercial e em que situações ela é mais adequada do que a refrigeração doméstica?
Chamada também de frio alimentar, a refrigeração comercial é o processo artificial e controlado da redução de temperatura de um corpo ou espaço. Um exemplo seriam os equipamentos de baixa temperatura, que alcançam temperaturas negativas, capazes de manter uma alta quantidade de alimentos congelados por muito mais tempo e na temperatura correta.  
Se formos fazer um comparativo entre a refrigeração comercial e doméstica, é possível entender suas principais diferenças e a necessidade de uso de ambas.
A refrigeração doméstica, mais comumente encontrada nos lares mundiais, como nas nossas geladeiras, tem como função gelar e conservar alimentos do dia a dia de uma residência. Os equipamentos são normalmente de pequeno porte e armazenam diversos tipos de produtos.
Já equipamentos de refrigeração comercial/industrial são, na sua maioria, de grande porte, possuindo grande capacidade de armazenamento, alto poder de frio, facilidade de manutenção e preservação do aroma e do sabor dos produtos – diferente de um equipamento doméstico, no qual diversos tipos de produtos são acondicionados, com diferentes odores e gostos, são armazenados próximos uns dos outros. Sabe quando você vai na casa de alguém e se depara com o famoso caso da “água com gosto de cebola”? Essa pode ser uma das consequências do uso de um equipamento doméstico.
 
Já no caso dos equipamentos comerciais, por serem utilizados para armazenamento de produtos do mesmo tipo e estarem em um local refrigerado adequadamente, os alimentos estarão menos propensos a cheiros ou gostos indevidos.
 
Qual é a importância de escolher equipamentos com refrigeração comercial para o seu negócio?
 
Caso esteja abrindo ou já possua seu próprio negócio, é de extrema importância optar por equipamentos comerciais, pois eles são desenvolvidos para manter um alto desempenho e poder de frio. Mesmo quando exigidos ao máximo, os equipamentos de refrigeração comercial possuem tecnologias próprias que resultam em uma maior eficiência em situações de alta demanda.
 
Você sabia, por exemplo, que os refrigeradores comerciais são fabricados para suportar entre 400 e 600 aberturas de porta ao longo do dia? Isso é algo necessário para estabelecimentos que recebem, diariamente, uma grande rotatividade de clientes, tais como supermercados, lojas de conveniência, restaurantes e dentre outros.
 
Além disso, possuir equipamentos de refrigeração comercial é essencial em um estabelecimento que comercializa uma grande variedade de produto alimentício, uma vez que eles foram criados para oferecer soluções adequadas a cada tipo de negócio, seja para estocar ou expor uma grande quantidade de produtos.
 
Quais são as principais vantagens de investir em um equipamento de refrigeração comercial?
Agora que você já sabe, certamente, o que é, quais são as situações em que ela é a mais adequada e a importância de se ter um equipamento com refrigeração comercial no seu estabelecimento, é preciso saber quais são os principais benefícios de investir em um. São eles:  


·         Temperatura adequada para seus produtos
 
Ao adquirir um equipamento de uso comercial, é preciso ficar atento às normas para a refrigeração de cada alimento, pois cada tipo de produto precisa ser refrigerado de maneira diferente. As bebidas (não alcoólicas), por exemplo, precisam ser conservadas em temperaturas positivas. Já as cervejas, em sua grande maioria, precisam ser refrigeradas em temperaturas negativas. 
 
·         Menor desperdício de alimentos

A refrigeração comercial é extremamente importante quando o assunto é evitar o desperdício de alimentos, uma vez que permite conservar os produtos por mais tempo. Cada produto possui um tempo pré-estabelecido em que deve ser armazenado e, dependendo do equipamento utilizado, este tempo pode ser prolongado.
 
Vale salientar que o menor desperdício dos produtos alimentícios impacta diretamente no aumento do lucro do seu negócio. Caso não haja uma boa gestão dos equipamentos ou mesmo o equipamento utilizado não seja o indicado para os produtos armazenado, a qualidade poderá ser afetada e eles podem perder suas características originais, chegando a se tornarem impróprios para a venda e o consumo.
 
·         Maior lucratividade

Se optar por equipamentos comerciais adequados e de qualidade para o seu estabelecimento, você pode reduzir gastos com a sua gestão, logística e ainda na sua conta de energia, podendo se concentrar em aumentar suas margens de lucro, adequar seu estoque e reduzir desperdícios operacionais. Tudo isso porque o armazenamento ideal garante uma maior eficiência, além de manter a procedência dos seus produtos.
 
·         Diversificação de produtos para seus clientes
 
Você já parou para pensar o quanto a conservação de alimentos por equipamentos de refrigeração comercial pode agregar à variedade de produtos no seu negócio? Seu estabelecimento pode se beneficiar em alguns casos, havendo, assim, para o consumidor, diferentes opções de um mesmo produto.
 
Se, por exemplo, você possui um supermercado, pode pensar em ofertar diferentes opções para um mesmo alimento, facilitando a vida do seu cliente. Uma boa alternativa seria vender as raízes, como a macaxeira (mandioca ou aipim), in natura e também oferecer o mesmo produto congelado, já cortado e sem casca, fazendo com que dure mais tempo (por estar armazenado em temperaturas negativas), além de ofertar praticidade e comodidade ao seu cliente.
 
É preciso destacar que a coordenação do estabelecimento precisa se atentar às condições de higiene, validade, identificação, embalagens e refrigeração dos alimentos.
 
·         Desenvolvimento e crescimento de outros modelos de negócio
Você já ouviu falar dos e-commerces de produtos alimentícios? Esse modelo de negócio nada mais é que o comércio eletrônico atuando como canal de vendas de produtos alimentícios. De acordo com uma pesquisa patrocinada pelo Mercado Pago, “as previsões de venda de produtos de supermercado por e-commerce, até 2023, apontam para um crescimento 6 vezes maior do que os demais canais de venda, esperando alcançar 18% de Market Share (participação de mercado, em português)”.
Essa tendência de mercado está crescendo cada vez mais, sendo ótima para os empresários do ramo que irão precisar de recursos adequados para absorver essa nova demanda. Por isso, é preciso ter uma ampla capacidade de armazenamento para aumentar o potencial desse tipo de negócio.

Como escolher os equipamentos mais adequados de refrigeração comercial para o seu negócio?

Há soluções específicas para cada tipo de estabelecimento e produtos. Por isso, antes de escolher quais equipamentos são ideias para o seu negócio, é preciso refletir e saber, de antemão, algumas informações, tais como qual é a sua finalidade de uso, qual é a temperatura necessária, qual seria o espaço (medidas) disponível para alocar o equipamento e se será utilizado como expositor ou no estoque. De posse dessas informações, ficará mais assertiva a tomada de uma decisão.
 
Em relação ao seu objetivo de uso, se sua intenção é ter um equipamento que mostre os produtos para despertar a vontade de consumo no seu cliente, opte por conservadores expositores com porta de vidro ou com visor, pois eles são mais atrativos e permitem que os clientes visualizem o produto. Porém, se seu objetivo é estocar e economizar (tanto no preço quanto na energia), os refrigeradores com porta de chapa são os mais adequados para o seu estabelecimento.
 
Quanto ao formato, os conservadores verticais ocupam menos espaço útil no local e facilitam na hora de os clientes escolherem os produtos. Já os horizontas possuem maior capacidade de armazenamento e organização dos itens. Sobre os demais formatos que existem no mercado de refrigeração comercial, podemos destacar:
 
·         Conservadores de baixa temperatura
São preparados para manter os produtos em temperaturas negativas com a máxima eficiência, alto poder de frio e são fabricados para manter temperaturas na casa dos
-18°C, sendo ideais para produtos congelados ou sorvetes.
 
·         Conservadores de média temperatura
Com temperaturas de trabalho entre 2°C e 8°C, são ideais para conservar bebidas não alcoólicas (água, refrigerantes, isotônicos). Com a refrigeração por ar forçado, são indicados também para laticínios, frios, carnes resfriadas e até legumes e hortaliças embalados, não prejudicando a qualidade dos itens.  
 
Dupla ação
·         Com sistema de refrigeração estática, podem ser acionados para manter temperaturas negativas ou temperaturas positivas, de acordo com a necessidade. Isso garante maior versatilidade aos estabelecimentos.
 
·         Ilha Dupla-ação
Possui a multifuncionalidade de temperaturas, podendo ser usada com temperaturas positivas (8°C a 0°C) ou negativas (-18°C a -20°C). Além disso, possuem uma excelente performance no PDV, pois possui o duplo acesso lateral, no qual produtos são acessados por ambos os lados, proporcionando melhor comodidade aos clientes, alta capacidade de armazenamento e maior venda, pois você poderá vender a dois ou mais cliente de uma única vez.
 
·         Cervejeiras
Indicadas para todos os tipos de cervejas que podem ser conservadas entre
-6°C a 2°C.
Possuem excelente poder de frio e alta capacidade de recuperação de temperatura, algo fundamental diante da alta frequência de abertura de porta e rotatividade dos produtos no ponto de venda.
 
Refrigeração comercial com a qualidade Fricon
 
Agora que você já conhece os diferenciais e benefícios de um equipamento de refrigeração comercial, que tal conhecer a nossa completa linha de produtos?
 
Dividimos os nossos equipamentos em 5 segmentos, de acordo com as necessidades do seu negócio. São elas:
Soft drink, composto por conservadores verticais de médias temperaturas, ideal para bebidas não alcóolicas;
Cervejeiras, constituído por conservadores verticais de cervejas (cervejeiras) com faixas de temperatura ideias para cada tipo de cerveja;
Bebidas, Gelo e Congelados, integrados por equipamentos de refrigeração comercial tanto horizontais como verticais dupla ou tripla ação (que possuem faixas de temperaturas médias e baixas no mesmo equipamento), sendo versáteis para diversos tipos de negócios;
Sorvetes e Congelados, composto por conservadores verticais e horizontais de baixa temperatura;  
Supermercados, formado por conservadores horizontais de baixa temperatura, dupla ação e auto serviço para carnes refrigeradas.   
 
Tecnologia & Inovação
A Fricon, além de investir na robustez e segurança dos seus equipamentos também investem em tecnologia, um exemplo disso são os equipamentos Inverter Bivolt.
É possível encontrar essa tecnologia em diversos equipamentos FRICON. A combinação de componentes exclusivos possibilitou o co-desenvolvimento da solução que alia os sistemas Inverter (velocidade variável) e Bivolt (127V e 220V – funcionando em duas voltagens). O resultado são equipamentos que, além de reduzir o gasto de energia até 55%, não agridem o meio ambiente e agrega valor à sua marca.
 

[colocar aqui hiperlink com o artigo: “Inverter Bivolt: conheça os benefícios exclusivos dessa tecnologia nos conservadores Fricon”] https://www.fricon.com.br/articles/wrhzaXOPNU