Notícias

Conheça os tipos de refrigeração e como cada um atua na conservação de produtos

Você sabia que existem dois tipos de refrigeração em equipamentos de uso comercial, com modos de funcionamento próprios para diferentes contextos de uso? Neste artigo da Fricon, conheça os sistemas de refrigeração estática e por ar forçado, cada um com suas características técnicas e benefícios específicos.

Na conservação de produtos em estabelecimentos comerciais, entender os diferentes tipos de refrigeração é fundamental para garantir o melhor custo-benefício no uso dos equipamentos. Conheça a refrigeração estática e a por ar forçado e saiba quando utilizar cada tipo! Aqui, vamos analisar quais fatores influenciam na escolha mais apropriada, a depender das necessidades aí no seu negócio. Para ter a certeza do melhor custo-benefício com a escolha do seu equipamento de refrigeração, não deixe de ler nosso conteúdo até o final.

Tipos de refrigeração e a qualidade dos produtos


Já pensou na aflição de um gerente de bar ao ver todos os clientes indo embora, simplesmente pela demora para as bebidas gelarem bem? Ou então você entrar em um hortifruti recém inaugurado, repleto de promoções tentadoras, mas com os produtos de uma seção específica com aquele aspecto de queimado na casca? Os dois exemplos acima ilustram como o acondicionamento de alimentos e bebidas impacta não apenas na qualidade dos produtos, mas também no serviço oferecido aos clientes. Saber escolher o equipamento com o tipo de refrigeração mais adequado – seja a estática ou forçada – em diferentes situações é fundamental para o bom desempenho do seu negócio.

Refrigeração estática e por ar forçado em equipamentos comerciais


Primeiramente, saiba que tanto a refrigeração estática quanto a forçada são eficientes, mas cada uma tem suas particularidades que precisam ser compreendidas a partir de diferentes contextos. A escolha do mais indicado vai depender da finalidade a qual o equipamento precisa atender. Não podemos dizer, por exemplo, que um equipamento consome mais energia do que o outro apenas por conta do seu tipo de refrigeração. É preciso levar outros aspectos em consideração como:


Um equipamento com refrigeração por ar forçado, por exemplo, tem poder de frio três vezes maior, podendo gelar os produtos muito mais rápido. No entanto, essa potência pode ser prejudicial na conservação de alguns produtos, como carnes sem embalagens e hortaliças folhosas, por exemplo. Por outro lado, é possível chegar às mesmas temperaturas, ou até mais baixas, com um equipamento de refrigeração estática. Porém, o tempo para se atingir a mesma carga térmica será maior. Entenda melhor esses detalhes:

1. Refrigeração estática

Nesse sistema, o frio acontece a partir da gradual troca de calor entre o frio gerado nas paredes internas do equipamento e os produtos acondicionados no seu interior. Para o resfriamento de cada item, é necessário que haja contato direto deles com as paredes, sendo o tipo de refrigeração mais utilizado nos expositores de sorvetes horizontais, por exemplo. Ideal para conservar produtos congelados, como polpa de frutas, por exemplo. Contudo, como o frio é realizado por meio do contato, não é recomendado para conservação de alimentos como frutas e vegetais frescos, pois o contato direto com o frio prejudica a qualidade e deixa sua aparência com um aspecto queimado.

2. Refrigeração por ar forçado

Além do poder de frio maior, a refrigeração dos produtos é feita de maneira mais uniforme por todo o interior do equipamento, não sendo necessário o contato direto dos produtos com as paredes do equipamento. Isso, graças a um micro ventilador que sopra o ar junto às bobinas do condensador, fazendo o frio circular dentro do equipamento. Nas cervejeiras, por exemplo, a refrigeração é por ar forçado com fluxo de ar contínuo e uniforme de trás para frente, gelando mais rápido as cervejas da frente e garantindo o tão desejado “véu de noiva” na hora de servir aos clientes.

Exemplos de refrigeração estática ou por ar forçado em equipamentos da Fricon


Agora que já vimos as diferenças de funcionamento dos dois tipos de refrigeração – estática e forçada –, você deve ter percebido algo muito importante: para conservar diferentes tipos de produtos da maneira mais adequada e com maior eficiência, é provável que o seu estabelecimento comercial precise contar com equipamentos dos dois tipos. Vejamos abaixo alguns exemplos de equipamentos de refrigeração estática e por ar forçado. Você terá uma ideia da enorme quantidade de soluções fabricadas pela Fricon que podem atender às necessidades específicas do seu negócio com o melhor custo-benefício.



Conservador vertical para cervejas (VCFC): Disponíveis nas capacidades 284L, 431L e 565L, e nas versões com porta de chapa, porta com visor e porta de vidro. Possui sistema de refrigeração de ar forçada deixando sua cerveja 100% gelada. Seu Controlador eletrônico é ajustável e permite 4 tipos de temperaturas (-6/ -4/ 0/ +2), ideal para os diversos tipos e tamanhos de cervejas. Como em todos os equipamentos da Fricon, é fabricado com chapas internas e externas em aço galvanizado pré-pintado com alta resistência a corrosão, a moldura possui corte térmico, que proporciona maior eficiência energética e uma maior economia de energia, a barra de torção tem um exclusivo sistema Stop Intelligent que permite uma abertura suave e fechamento automático da porta, dispensando o uso de trava limite na hora do abastecimento da sua cervejeira. Ideal para uso em bares, restaurantes, supermercados, empórios, lojas de conveniências e outros.




Conservador vertical dupla ação (LINHA VCED): Ideal na conservação de produtos congelados, resfriados e gelo, disponíveis nas capacidades 284L, 565L e 569L e nas versões com porta de chapa e porta de vidro. Seu sistema de refrigeração é estático e permite o uso no modo refrigerador (+2 a +8 °C) ou no modo conservador (-10 a -18°C). Possui puxador embutido, isolamento de poliuretano ecologicamente correto, prateleiras ajustáveis com pintura plastificada e suportes em alumínio, unidade condensadora removível para frente facilitando a limpeza e a manutenção, além da barra de torção com exclusivo sistema Stop Inteligente e fechamento automático da porta, o que dispensa o uso da trava limite na hora do abastecimento do seu equipamento. Ideal para uso em cozinhas industriais, hotéis, restaurantes, lojas de conveniência e outros.


Conservador vertical de baixa temperatura (VCFB): Disponíveis nas capacidades de 565L e 297L com versões com porta de chapa* e porta de vidro. Seu sistema de refrigeração por ar forçado é indicado para a conservação de sorvetes e produtos congelados em geral. Possui Iluminação interna em LED que proporciona economia de energia e melhor exposição dos produtos no ponto de venda, rodízio giratório de alta resistência, controlador eletrônico com ajuste de temperatura, sistema de unidade condensadora removível para frente (fácil acesso a manutenção) e, na versão porta vidro, o vidro é triplo antiembaçante e tem topo iluminado para merchandising. Ideal para uso em supermercados, sorveterias, lojas de conveniência, padarias e entre outros.

*A versão porta de chapa, está disponível apenas com capacidade de 565L


Conservador horizontal dupla ação (LINHA HCED): Podendo ser utilizado no modo conservador, -22 a -18ºC, ou refrigerador, 0 a +8° C, possui sistema de refrigeração estática e condensação forçada, garantindo maior eficiência no seu poder de frio. Disponíveis nas capacidades de 216L, 311L, 411L e 503L, ideal na conservação de produtos congelados, bebidas ou resfriados, podendo ter uma ou duas tampas de chapa, se adaptando ao negócio. O puxador é frontal com chave, as dobradiças são balanceadas, proporcionando maior equilíbrio e leveza ao abrir e fechar a tampa do seu equipamento. O gabinete interno e externo é em chapa branca com alta resistência a corrosão, divisória interna com pintura plastificada, rodízio duplo giratório de alta resistência 360°, dreno frontal tornando mais prático a manutenção e o degelo do equipamento. Indicado para uso em cozinhas industriais, bares, restaurantes, salões de festas, áreas de lazer e outros.

Na hora de adquirir um produto de qualidade, seja com sistema de refrigeração estática ou por ar forçado, conte com as soluções de uma empresa referência mundial no segmento. A Fricon tem o equipamento ideal para o seu negócio.

Este artigo foi útil para você? Então inscreva-se agora mesmo em nossa newsletter para receber outros conteúdos relevantes e manter-se sempre bem informado sobre o nosso segmento!