Notícias

Conservadores dupla ação: como funcionam e quais os benefícios?

Conheça melhor toda a versatilidade dos conservadores dupla ação e como esses equipamentos podem servir de maneira multifuncional para o seu negócio!

Já pensou em ter um equipamento multifuncional para a conservação de alimentos e bebidas, com o qual seja possível mudar o padrão de funcionamento a partir das necessidades do seu negócio? Se você quer saber tudo sobre os conservadores dupla ação, este artigo é para você!

Aqui, iremos abordar as principais características, bem como as diferenças em relação a outros tipos de equipamentos e mostrar os benefícios dos conservadores dupla ação, além de te apresentar alguns exemplos de soluções com o padrão de qualidade Fricon. Vamos lá?


Diferenças entre conservadores de baixa temperatura, média temperatura e dupla ação


Conservadores de baixa temperatura
Destinados exclusivamente à conservação de produtos congelados ou sorvetes, os conservadores de baixa temperatura utilizam o sistema de refrigeração por ar forçado para manter temperaturas negativas com a máxima eficiência. Com alto poder de congelamento, são fabricados para rapidamente chegar e manter temperaturas na casa dos -20ºC.

Conservadores de média temperatura
Diferente dos conservadores de baixa temperatura, os de média temperatura não atingem graus negativos. Com capacidade de refrigeração na casa entre 2ºC e 8ºC, são indicados para conservar bebidas (água, refrigerantes, isotônicos). Além disso, por meio da refrigeração por ar forçado, é possível acondicionar também produtos como laticínios, frios, carnes e até legumes e hortaliças embalados, sem prejudicar a qualidade dos itens ou deixá-los com aspecto de queimados, por exemplo.

Conservadores dupla ação
Já nos conservadores dupla ação, podemos dizer que há a junção das capacidades de temperatura dos dois equipamentos acima. Ou seja, eles podem ser acionados para manter apenas temperaturas negativas ou apenas temperaturas positivas, de acordo com a necessidade. Contudo, diferente dos conservadores de baixa e média temperatura, os equipamentos dupla ação utilizam sistema de refrigeração estática, e não por ar forçado.

[DICA: leia o artigo da Fricon sobre refrigeração estática e por ar forçado]


E como funciona o sistema dupla ação em conservadores?

Como dissemos, os conservadores dupla ação possuem sistema de refrigeração estática. Com isso, a ação de conservação ocorre a partir da troca de calor entre os produtos e o frio gerado pelas paredes internas, por meio de contato entre eles. Além disso, seu degelo é manual, sendo necessário realizá-lo sempre que a camada de gelo nas paredes internas ultrapassar 1 cm de espessura.

A versatilidade desses equipamentos pode ser regulada de maneira simples, sempre que necessário, mudando da função “Conservador” para “Refrigerador” e vice-versa. Por meio do termostato dupla ação (eletromecânico), você escolhe entre os dois modos de funcionamento, cada qual eficiente para sua finalidade específica.

É importante salientar que não é recomendado utilizar a faixa intermediária, já que, assim, o equipamento não atingirá as temperaturas adequadas nem para congelados, nem para produtos refrigerados. É importante saber também que, quando utilizado no modo refrigerador, teremos a formação de gotículas de água interna, o que pode molhar um pouco o seu produto.

Abastecimento de produtos

Outro aspecto importante é não inserir dois tipos de produtos com necessidades de temperaturas diferentes. Ou seja, se você selecionar o modo “Conservador” (baixa temperatura), não é recomendado inserir, por exemplo, polpas de frutas e refrigerantes ao mesmo tempo, já que a temperatura necessária para conservar as polpas irá congelar os refrigerantes.

Por outro lado, ao selecionar o modo “Refrigerador” (média temperatura) e inserir os dois produtos, os refrigerantes ficarão na temperatura ideal, mas as polpas derreterão.

Então, caso você precise de um equipamento exclusivamente para produtos que necessitem de congelamento rápido, como sorvetes, por exemplo, o mais indicado mesmo é adquirir um conservador de baixa temperatura, que é fabricado especificamente para esta finalidade.

Já se o abastecimento for exclusivo com produtos que não podem entrar em contato com as paredes resfriadas, como hortifrutis, um conservador de média temperatura por ar forçado atenderá plenamente as suas necessidades.

Mais versatilidade no seu estabelecimento comercial

O principal benefício dos conservadores dupla ação está na sua versatilidade. Por serem equipamentos multifuncionais, caso ocorra algum tipo de imprevisto no seu estabelecimento, você poderá contar com as duas funções no mesmo equipamento –podendo ser usado com temperaturas negativas (-18° a -22°), ou no modo refrigerador, com temperaturas positivas (+2°a +8°). Assim, é possível evitar prejuízos como, por exemplo, a perda de produtos.

Essa versatilidade também pode ser bastante útil em situações sazonais em que você precise de mais demanda temporária para certos tipos de produtos. Com um conservador dupla ação, você pode realizar a mudança provisória na organização dos produtos expostos aos clientes, podendo, depois, retornar à disposição tradicional, sem maiores esforços.


Tipos de conservadores dupla ação

1. Verticais: ocupam menos espaço útil no local e facilitam na hora de os clientes escolherem os produtos. Para isso, contam com prateleiras ajustáveis, puxadores embutidos e sistema de pés niveladores, com opção de tampa de vidro ou de chapa. São utilizados sobretudo para áreas de estoque, conservação de gelo, produtos congelados ou bebidas.

2. Horizontais: com boa capacidade de armazenamento de produtos, possuem tampa de chapa ou de vidro, com puxadores ergonômicos e dobradiças balanceadas (apenas na versão porta de chapa) para facilitar a abertura. Podem ter divisória interna para melhor organização dos itens, além de sistema de rodízio para facilitar a movimentação.

3. Tipo Ilha: com sua alta capacidade de armazenamento de itens congelados ou resfriados, permitem o acesso aos produtos por ambos os lados, proporcionando melhor comodidade aos clientes. Com tampa de vidro temperado e baixo emissivo e sistema de vedação de alta eficiência, possuem moldura principal em alumínio anodizado e moldura lateral em ABS, garantindo alta resistência. Para facilitar a manutenção, o sistema de unidade condensadora é removível.

Além das características acima, todos os conservadores da Fricon possuem chapas internas e externas em aço galvanizado pré-pintado, o que garante alta resistência à corrosão. Outras vantagens dos produtos Fricon são:


Conheça algumas soluções Fricon em conservadores dupla ação

Agora que você já sabe como funciona e quais os benefícios de ter um conservador dupla ação no seu estabelecimento, conheça alguns exemplos de soluções com o padrão de qualidade Fricon:

Conservador Vertical Dupla Ação (VCED 579 C)

Com refrigeração estática, possui porta de chapa, prateleiras ajustáveis com pintura plastificada e suportes em alumínio, puxador embutido, sistema de pés niveladores, barra de torção com exclusivo sistema Stop Inteligente e fechamento automático da porta, e sistema de unidade condensadora removível para frente (fácil acesso a manutenção). É indicado para conservação de produtos congelados, refrigerados e gelo. [Saiba mais aqui]

Conservador Horizontal Dupla Ação (HCED 503 C)

Com refrigeração estática, possui tampa de chapa com puxador ergonômico, fechadura e dobradiças balanceadas, divisória interna para melhor organização dos produtos, puxador frontal com fechadura, rodízio duplo giratório de alta resistência, dreno frontal e condensação forçada, garantindo uma maior velocidade de refrigeração. É indicado para conservação de produtos congelados, refrigerados e bebidas. [Saiba mais aqui]

Conservador Vertical Dupla Ação (VCED 284 V)

Com refrigeração estática, possui porta de vidro duplo temperado com aquecimento baixo emissivo, fechamento automático e magnetizado, puxador embutido, sistema de iluminação em LED nas laterais, pés niveladores e sistema de unidade condensadora removível (fácil acesso a manutenção). É ideal para cozinhas industriais, hotéis, bares, restaurantes e lojas de conveniência. [Saiba mais aqui]